Manejo da água de irrigação melhora o controle de pragas e a eficiência produtiva
Descrição: Para que se evitem problemas associados à irrigação, é importante utilizar indicadores que permitam saber o melhor momento e a quantidade de água a ser utilizada na irrigação.
Existem vários indicadores disponíveis para a determinação do momento de irrigar e da
quantidade de água a ser aplicada, podendo ser agrupados em:
Indicadores de manejo com base na planta;
Indicadores de manejo com base no solo;
Indicadores de manejo com base na atmosfera (evapotranspiração).
Os indicadores com base na planta possibilitam apenas estabelecer o momento de irrigar, enquanto aqueles com base na atmosfera permitem somente estimar a quantidade de
água a ser aplicada por irrigação. Já os indicadores com base no solo geralmente possibilitam determinar quando e quanto irrigar.
Na prática, é comum utilizar conjuntamente mais de um indicador do sistema solo-planta-atmosfera para fins de manejo da água de irrigação.
Como fazer, equipamentos necessários e época de realização: Existem diversas formas de monitorar os indicadores escolhidos. Alguns dos métodos são manuais ou visuais, sendo que outros exigem equipamentos específicos. O método dependerá do contexto de
cada produtor e do seu sistema produtivo.
Mais detalhes sobre os diferentes métodos e equipamento necessários podem ser encontrados na publicação da Embrapa intitulada "Manejo da Água de Irrigação".
Comments