Pastejo Rotacionado do gado conserva pastagens e aumenta a eficiência animal
Descrição: A origem dos sistemas de produção animal eram baseados no nomadismo e migração para áreas novas de pastagens, reproduzindo o comportamento de espécies selvagens que migram para obter alimentação e demais condições de vida.
Com o estabelecimento da propriedade privada, o acesso a novas pastagens tornou-se mais
limitado, então, passou-se a criar os animais de forma permanente nas áreas de uma mesma
propriedade.
Deste sistema, decorreram inúmeros problemas, especialmente a erosão e compactação em função da preferência do gado em comer determinadas espécies, viciando o deslocamento do mesmo sobre o terreno.
A subdivisão dos pastos em piquetes passou a ser utilizada a fim de reproduzir o sistema original de produção de animais.
Como Fazer: A divisão em piquetes e o pastejo rotacionado provoca os animais a comerem todo o pasto disponível no piquete antes de serem transferidos a outro piquete. Desta forma, há um maior aproveitamento do pasto e ainda permite a fenação de alguns piquetes.
O pastejo rotacionado pode ser ainda aprimorado através do sistema de pastejo rotacionado racional. A diferença é que, no primeiro, a rotação do rebanho se dá de forma sequencial entre os piquetes, seguindo uma ordem pré-determinada no desenho do sistema.
Já no sistema racional, o rebanho é conduzido para o piquete que apresenta o pasto com melhores características de palatabilidade para os animais, que é quando se termina a fase de crescimento mais rápido da forragem principal.
O sistema, por ser rotacionado e por deixar diversos piquetes em repouso enquanto o rebanho está utilizando um determinado piquete, permite a rebrota das forragens, garantindo a possibilidade de explorar o momento de maior potencial nutritivo das mesmas.
A quantidade de piquetes deve ser proporcional à quantidade de lotes, de modo a minimizar o estresse dos animais.
Equipamentos Necessários:
Cercas;
Porteiras;
Bebedouros;
Saleiros.
Época de Realização: No momento da construção ou reforma do sistema.
Monitoramento de Estratégias: Realizar análise de nutrientes da pastagem;
Medir altura do pasto para saber o momento de mudar o gado de pasto.
Indicadores: Aumento da qualidade da pastagem, aumento da capacidade de suporte da pastagem.
Serviços Ecossistêmicos Conservados: Preservação do solo.
Comments