Benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta para o Solo e Biodiversidade
Descrição: A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. A ILPF pode ser utilizada em quatro possíveis modalidades:
Integração lavoura-pecuária (ILP) ou sistema agropastoril;
Integração lavoura-floresta (ILF) ou sistema silviagrícola;
Integração floresta-pecuária (IFP) ou sistema silvipastoril;
Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) ou sistema agrossilvipastoril.
Como fazer: A integração lavoura-pecuária é um sistema que pode adaptar-se a qualquer tamanho de propriedade, desde que as condições de clima e solo não sejam restritivas. Contudo, em propriedades caracterizadas pelo uso intensivo de máquinas agrícolas e insumos (corretivos, fertilizantes, herbicidas, pesticidas), a escala de produção pode ser determinante da viabilidade econômica do sistema.
Existem uma série de apoios públicos para a adoção de tais sistemas, que podem ser acessados via portal da Embrapa dedicado ao assunto, disponível em:
Equipamentos Necessários: Os equipamentos necessários dependerão do
sistema a ser adotado, no entanto, são comuns os equipamentos necessários à condução de
atividades agrícolas, pecuárias e florestais.
Época de realização: Novembro a janeiro; No planejamento de implantação ou reestruturação do sistema produtivo.
Monitoramento de Estratégia: Realizar análise química de solo; Realizar bioanálise; Verificar presença de erosão laminar.
Indicadores: Melhoria da estrutura do solo, aumento de inimigos naturais, aumento da matéria orgânica, bom desenvolvimento de plantas e animais.
Serviços Ecossistêmicos Conservados: Ciclagem de nutrientes; Preservação do solo; Preservação de inimigos naturais; Preservação da biodiversidade.
Comments