top of page

Consórcio Cerrado das Águas reúne especialistas para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

Profissionais de diversas áreas auxiliarão a plataforma colaborativa a evoluir em suas ações de resiliência climática junto aos produtores rurais com Conselho Consultivo recentemente empossado.


Por ASCOM CCA


O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) reuniu, no dia 17 de julho, em reunião online, dez profissionais ligados a diversas áreas do conhecimento que ajudarão na construção de paisagens produtivas e sustentáveis para empossá-los como conselheiros consultivos. Os membros foram escolhidos pelos trabalhos realizados e pelos resultados que contribuem para o fortalecimento e implantação de uma Agricultura Climaticamente Inteligente, bem como pelo envolvimento nos temas desenvolvidos pelo Consórcio. 


A função do grupo é ser um órgão auxiliar que atua no aconselhamento e orientação de práticas e medidas para o alcance das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico, tendo uma função de apoio para a evolução do trabalho realizado desde 2019 pela plataforma colaborativa, cujos esforços são movidos junto aos produtores rurais para implementação de práticas e técnicas de agricultura que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas e tornem as propriedades mais resilientes ao enfrentamento das adversidades climáticas.


Para Marcelo Urtado, presidente do Consórcio Cerrado das Águas, o momento de consolidação deste Conselho, contribui decisivamente para o propósito da plataforma em trabalhar na construção de paisagens produtivas sustentáveis. “A consolidação do Conselho Consultivo do Consórcio é uma grande realização, pois, com a formação de profissionais e suas atuações diversas, desde agrônomos, pesquisadores renomados, acadêmicos e profissionais da área de sustentabilidade da agricultura, teremos condições de fortalecer as ações do CCA e ampliar as nossas possibilidades de progredir em nossa missão, recebendo orientações, visão amplificada sobre o trabalho já realizado e como poderemos evoluir na implementação das estratégias de Agricultura Climaticamente Inteligente”, avalia.


Compõem este conselho os seguintes membros: Ademir Calegari (pesquisador); Alexander Van Parys (Ecomatrix); Elias de Melo (CATIE); Guilherme Amado (LRQA Sustainability); Larissa Verona (UNICAMP); Laura Prada (Ecomatrix); Madelaine Venzon (EPAMIG); Murilo Bettarello (IZagro); Natashi Pilion (UNICAMP) e Rafael Silva (UNICAMP). 



O brasileiro e pesquisador do CATIE - Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino, com sede na Costa Rica, Elias de Melo, demonstrou sua satisfação em fazer parte do grupo. “É uma satisfação enorme acompanhar este seleto grupo de colegas membros do Conselho Consultivo e acompanhar a equipe técnica aos diretores nessa missão tão importante que é a construção de uma paisagem harmônica com a conservação, no contexto da produção sustentável e regenerativa do café. Tenho muitas expectativas em função do que já acompanhamos do trabalho do Consórcio Cerrado das Águas e estamos às ordens, a partir da nossa expertise durante várias décadas, de contribuir aos temas estratégicos, aos conteúdos relacionados à nossa intervenção com sistemas agroflorestais regenerativos, o tema de qualidade de vida humana, a qualidade de vida ambiental, e evidentemente também a experiência na coordenação de projetos e iniciativas com é alianças colaboradoras entre instituições e empresas. Logo, é um prazer enorme estar integrando esse esforço, a essa iniciativa pioneira que será exemplo para muitos outros clusters associados à regeneração das paisagens”, avalia o pesquisador.


Para a pesquisadora da EPAMIG, Madelaine Venzon, a iniciativa possibilita a expansão das diversas áreas do conhecimento ligadas direta e indiretamente à missão do Consórcio. “Neste Conselho estão profissionais de diversas áreas, tanto da iniciativa privada como da pública, que se complementam nas suas expertises. Vejo o fortalecimento do Consórcio e uma abrangência maior das suas ações, com a criação do Conselho Consultivo”.


Um dos idealizadores do Consórcio Cerrado das Águas, o especialista em sustentabilidade  e, atualmente, diretor nacional da divisão no Brasil da LRQA Sustainability, Guilherme Amado, retorna ao CCA pelo Conselho Consultivo e celebra a continuidade à sua contribuição para crescimento e evolução do CCA. “O Consórcio Cerrado das águas é uma iniciativa de vanguarda que une diferentes partes interessadas dentro do objetivo de construção de paisagens produtivas e sustentáveis na Região do Cerrado Mineiro. Poder participar desta construção é uma honra e também uma grande responsabilidade”, avalia.


O Conselho Consultivo não tem poder decisório e atuará, diretamente, junto à Secretaria Executiva do CCA para o alcance de metas. A expectativa é que o Consórcio possa avançar em suas ações, promovendo e ampliando a sua rede de atuação para a resiliência climática na agricultura. 


Sobre o Consórcio Cerrado das Águas (CCA)

Criado em 2015, em Patrocínio - MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo agregar esforços para a implementação de estratégias que garantam a provisão de serviços ecossistêmicos a fim de alcançar um sistema produtivo resiliente às mudanças climáticas. 

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, CofCo, Volcafe, Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo e Starbucks. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.  


Saiba mais acessando: http://cerradodasaguas.org.br 


29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page