top of page
Foto do escritorConsorcio Cerrado das Águas

C8 - DIVERSIDADE NO SISTEMA - INSERIR DIVERSIDADE NA LINHA DE PRODUÇÃO


Descrição:

Também é possível inserir diversidade na linha de produção. No cultivo do café, essa diversificação é feita com espécies arbóreas, constituindo que chamamos de sistemas agroflorestais. Os sistemas agroflorestais pressupõem maior biodiversidade de espécies arbóreas em diferentes níveis de complexidade. Aqui apresentaremos o conceito de sistemas agroflorestais simplificados e os sistemas agroflorestais complexos.


Nos sistemas agroflorestais simplificados, também denominados consórcios, o desenho do sistema produtivo ainda mantém linhas de café e espaçamento que foquem em seu manejo. A biodiversidade é inserida em linhas intercalares. Normalmente, são utilizadas espécies arbóreas nativas e frutíferas.

Um exemplo são os plantios de café com eucalipto ou seringueira.


Os sistemas complexos, por sua vez, implicam na busca pela reprodução dos padrões naturais de diversidade, incluindo espécies de diferentes extratos e níveis sucessionais. Muitas vezes, o desenho do sistema, em função desta diversidade, compromete as práticas de manejo utilizadas em monoculturas, especialmente o uso de máquinas tradicionalmente utilizadas no cultivo do café.


Como Fazer:

Escolher espécies que promovam a ciclagem de nutrientes, promovendo a nutrição do café, e que sejam atrativas da fauna, favorecendo os processos de controle biológico;

Outro aspecto que contribui para a ciclagem de nutrientes e estruturação do solo é o uso de espécies de diferentes extratos e níveis sucessionais. Desta forma, diversas camadas do solo serão exploradas, contribuindo para sua estruturação em profundidade e também para o acesso a nutrientes nas camadas mais profundas;

Uma vez que a diversidade estará na linha de produção, a mecanização não é inviabilizada; Já que a maior diversidade implicará em menor densidade do plantio de café, sugere-se a escolha de espécies que também tenham potencial comercial;

Como o café aceita sombreamento, mas ao mesmo tempo, necessita de insolação, sugere-se a escolha de espécies que aceitem a poda. Além disso, um elemento importante de caracterização dos sistemas agroflorestais é o manejo da fertilidade através de podas. Ou seja, é necessário que, além das espécies comercias, sejam escolhidas espécies destinadas a podas, visando a fertilidade do solo. As podas podem ser trituradas a fim de favorecer sua decomposição.


Época de Realização:

Outubro a dezembro; Implantação da lavoura.


Equipamentos Necessários:

A diversidade deve ser planejada e implantada na época de plantio da lavoura.


Monitoramento de Estratégia:

Avaliar a incidência de pragas e doenças; Realizar bioanálise.


Indicadores:

Redução de pragas e doenças, redução de controle químico.


Serviços Ecossistêmicos Conservados:

Ciclagem de nutrientes;

Preservação da biodiversidade;

Preservação de inimigos naturais;

Infiltração de água no solo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


preservacao do cerrado em suas maos.jpg

A PRESERVAÇÃO DO CERRADO ESTÁ EM SUAS MÃOS

O futuro do Cerrado depende de todos nós. Ao participar das ações do CCA, você está contribuindo para a proteção de um dos biomas mais importantes do planeta. Sua ajuda é fundamental para que possamos continuar nossos projetos de preservação, restauração, e educação ambiental. Não deixe o Cerrado desaparecer – junte-se a nós nessa missão vital.

bottom of page