
REDE DE MULHERES CONSTRUTORAS DE PAISAGENS REGENERATIVAS


Mulheres na linha de frente da sustentabilidade no Cerrado
O produtor rural e toda sua família desempenham um papel essencial na conservação ambiental, especialmente pela estreita relação que mantêm com o meio ambiente. No Cerrado mineiro, uma região vulnerável às mudanças climáticas e ao uso inadequado dos recursos naturais, as mulheres têm se mostrado agentes essenciais para a gestão, proteção e regeneração desse bioma.
Seu protagonismo, presente tanto nas atividades agrícolas quanto nas práticas de conservação, é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente.
O papel do CCA no fortalecimento da Liderança Feminina
O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) reconhece a importância de envolver as mulheres nesse processo de transformação e adaptação ao novo cenário climático. O trabalho do CCA tem se expandido e se estruturado dentro de um corredor de expansão estabelecido para a região do Cerrado mineiro, a partir de técnicas que consideraram a biodiversidade, as ameaças ambientais, os serviços ecossistêmicos, e composição na paisagem de áreas produtivas como elemento para conexão das paisagens, com o intuito de conectar e fortalecer as áreas de produção e conservação.
A proposta é fortalecer a atuação feminina nesse corredor de expansão, conectando as participantes do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) a outras mulheres e grupos ativos na região. O
CCA busca não apenas reforçar as práticas agrícolas sustentáveis, mas também incluir as mulheres como líderes e agentes de mudança nesse processo de adaptação e proteção ambiental.


Junte-se à Rede de Mulheres Construtoras de Paisagens Regenerativas
Para mapear e conectar essas mulheres e grupos, o CCA está disponibilizando este formulário. Essa ferramenta permitirá identificar as mulheres que já atuam na conservação ou que têm interesse em se envolver na construção de um ambiente resiliente às mudanças climáticas e de maior segurança produtiva, facilitando o acesso a capacitações e apoio, além de criar uma rede de fortalecimento mútuo, denominada Rede de Mulheres Construtoras de Paisagens Regenerativas. Dessa forma, o Consórcio Cerrado das Águas almeja garantir que as mulheres do Cerrado mineiro se tornem protagonistas na criação de soluções inovadoras para os desafios ambientais e climáticos da região, contribuindo para um futuro mais seguro e sustentável para todos.
Patrocínio e execução
O projeto é executado em parceria com o CEPF (Critical Ecosystem Partnership Fund).
“O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, da União Europeia, da Fundação Hans Wilsdorf, do Fundo Global para o Meio Ambiente, do Governo do Japão e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.”
“O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) atua como a Equipe de Implementação Regional do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF). A missão do IEB é fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável, por meio de formação de pessoas, fortalecimento e articulação de instituições e grupos comunitários, e geração e disseminação de conhecimentos.”

