EN | PT

Consórcio Cerrado das Águas promove encontro sobre RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural

Live acontece no próximo sábado, 20, com o objetivo de formar grupos de cafeicultores para executarem a iniciativa na bacia do Córrego Feio.


Patrocínio-MG, fevereiro de 2021.
O Consórcio Cerrado das Águas (CCA), plataforma colaborativa que une setores como empresa, governo e sociedade civil para promoverem, conjuntamente, ações e esforços para a preservação e conservação ambiental. Atualmente o CCA concentra suas atividades em Patrocínio-MG, na Região do Cerrado Mineiro,  para revitalização da bacia do córrego Feio, principal fonte de abastecimento hídrico do município. O CCA realiza, no próximo sábado, dia 20 de fevereiro, às 10h, um encontro digital para debate sobre RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural e convida cafeicultores locais e regionais para esclarecimentos sobre a ação.

RPPN, o que é e seus benefícios

Uma RPPN é uma unidade de conservação criada de forma voluntária pelo proprietário da terra, cuja posse e domínio ficam a cargo deste. Além de preservar a beleza natural, as RPPNs auxiliam na capacidade de suportar as mudanças climáticas, gerando serviços ecossistêmicos à propriedade.

O encontro digital que acontece pelo canal do CCA no Youtube, contará com a participação de Laércio Machado, representante da Funatura; Luciano Souza, consultor ambiental. A dupla de especialistas esclarecerá as dúvidas dos produtores quanto ao processo de criação da RPPN, detalhado seus benefícios. O debate conta também com a participação de Antônio Geraldo, Secretário do Meio Ambiente do município de Patrocínio.

Parcerias para produção sustentável

Além de esclarecer dúvidas e informar sobre os benefícios da RPPN, o encontro objetiva formar grupos de produtores para executarem a iniciativa em suas propriedades. Por meio de um projeto realizado pela Funatura, os primeiros grupos de produtores terão à sua disposição, em Patrocínio, um consultor ambiental para orientar e conduzir o processo de implantação da RPPN, sem custo para o produtor, configurando-se em uma excelente oportunidade para levar a iniciativa adiante.

Anote na agenda

O evento tem como foco os cafeicultores localizados em Patrocínio, no entanto, podem participar todos aqueles que queiram saber mais sobre a iniciativa, seu processo de implantação e seus benefícios.

A live será transmitida no dia 20 de fevereiro, às 10h pelo canal do Youtube do Consórcio Cerrado das Águas. Pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCqIrTFcZOPQBmDCUfpkxH5Q  , ative o lembrete e participe.

Sobre o Consórcio Cerrado das Águas

Criado em 2014, em Patrocínio – MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo conscientizar produtores da região sobre a importância de seus ativos ambientais por meio do diagnóstico e investimento nos mesmos, garantindo sua preservação a longo prazo.

Em 2019, o projeto piloto recebeu do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) o valor de US$400 mil para implementar o programa que irá promover, inicialmente, o investimento e a proteção dos ecossistemas naturais encontrados em mais de 100 propriedades ao longo da bacia do Córrego Feio. A quantia é o maior subsídio já concedido pelo CEPF, que conta com exigentes doadores como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), União Europeia, Fundo Mundial para o Ambiente (GEF), Governo do Japão e Banco Mundial.

 

______________

Contato para Imprensa

STUDIODVÖS | Especialistas em agronegócios
Polliana Dias

Executiva de marketing & comunicação | Núcleo comunicação
C. +55. (34).9.8818-7718
T. +55. (34). 3832.6619
polliana@dvos.com.br