!-- Google Tag Manager (noscript) -->
top of page
O QUE FAZEMOS

O QUE FAZEMOS

Nosso Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) oferece aos produtores de uma determinada bacia, estratégias para o desenvolvimento ambiental das suas propriedades e possui quatro frentes: engajamento institucional; restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente de recursos hídricos.

PAISAGENS

PAISAGENS CONECTADAS

fazemos-1.png

O componente Paisagens Conectadas consiste em ações de conservação e restauração da vegetação nativa nas propriedades. A necessidade de ações para restauração e conservação é um dos principais fatores do PIPC, já que elas têm o maior impacto nos serviços ecossistêmicos, especialmente as de conservação.

Guia de Restauração
para o Cerrado Mineiro

Mapa de riscos:
Vegetação do Bioma Cerrado

GESTÃO D RCURSOS HIDRICOS

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

fazemos-2.png

A gestão eficiente dos recursos hídricos é parte fundamental da estratégia do Consórcio Cerrado das Águas. A saúde e o uso sustentável das bacias hidrográficas da região, além de ser o indicador mais importante dos resultados das intervenções é prioridade no contexto atual de escassez hídrica.


A governança e monitoramento destes recursos é muito precária na maioria dos municípios do bioma. Para estabelecer um programa eficaz de monitoramento dos recursos hídricos é importante gerar informações detalhadas sobre as captações de água, além da quantidade e qualidade das águas nas bacias hidrográficas da região. Essas informações são essenciais não somente para o Consórcio e para os departamento de água e Esgoto, mas também para estabelecer uma agricultura eficiente. 

AGRICULTURA CLIMATICAMENTE INTELIGENTE

AGRICULTURA CLIMATICAMENTE INTELIGENTE

fazemos-3.png

O conceito de Agricultura Climaticamente Inteligente foi criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês), em 2010. De acordo com a definição oficial, as práticas agrícolas climaticamente inteligentes, “aumentam a produção de forma sustentável, criam resiliência (adaptação), reduzem/eliminam a emissão de gases causadores do efeito estufa (mitigação) e reforçam as conquistas de segurança alimentar e os objetivos de desenvolvimento nacionais.” As intervenções com as práticas de Agricultura Inteligente para o Clima são acordadas no contrato do PAC - Plano de Adaptação Climática, estabelecendo custos, prazos, recursos, indicadores e os compromissos assumidos pelo Consórcio Cerrado das Águas e pelos produtores.

Guia de Boas Práticas
na Cafeicultura

Mapa de riscos:
Cafeicultura e Pecuária

ENGAJAMENTO INSTITUCIONAL

ENGAJAMENTO INSTITUCIONAL

Nosso trabalho é impulsionado pelo desejo de promover uma mudança positiva e duradoura em nosso ambiente e comunidades locais. Nós acreditamos firmemente que para proteger, restaurar e fortalecer o Cerrado, é primordial envolver uma gama diversificada de instituições e promover um trabalho colaborativo. O Engajamento Institucional é o nosso meio de estabelecer conexões significativas com governos, organizações não-governamentais, empresas e outras entidades para que juntos possamos amplificar o impacto positivo de nossas ações, criando uma rede de soluções que vão desde a conservação da biodiversidade, aumento da disponibilidade hídrica até a adaptação às mudanças climáticas, tudo isso em conjunto com os produtores rurais. Acreditamos que  juntos somos maiores.

2023-03-22-11-32_CCA Trip Dia 2_-2.jpg

DOCUMENTOS LEGAIS

ESTATUTO

FLIPBOOK CCA 2024
Versão Português

CARTILHA

CCA

CERTIFICADO

AUDITORIA 2019

CERTIFICADO

AUDITORIA 2020

FLIPBOOK CCA 2024
Versão Inglês

RELATÓRIOS

bottom of page